WorkShop FlorestaSC
fiesc

APRESENTAÇÃO

O setor florestal e madeireiro de Santa Catarina é uma válvula propulsora para a economia do estado e do Brasil. São 15 mil empresas catarinenses ligadas ao setor, que juntas geram mais de 90 mil empregos. Em 2015 Santa Catarina exportou US$ 192,7 milhões em móveis. Algumas das maiores indústrias do mundo para papel e celulose estão instaladas aqui. A geografia (clima, relevo e qualidade do solo) contribui significativamente para o plantio e crescimento das florestas de pinus e eucalipto.

Em Santa Catarina são desenvolvidas geneticamente as melhores sementes e mudas para a produção florestal dessas árvores. Equipamentos das melhores marcas para colheita mecanizada estão disponíveis, com produtos e serviços, em todas as regiões produtoras. Tudo isso faz de Santa Catarina um estado promissor para o segmento florestal e madeireiro.

Para apresentar um panorama do setor e as oportunidades de negócio que ele possibilita, a Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR) e a Câmara de Desenvolvimento da Indústria Florestal (CADIF), realizarão no dia 05 de setembro, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis, o primeiro FlorestaSC.

O FlorestaSC é um Workshop que reúne alguns dos principais gestores e especialistas do mercado e que atuam diretamente em Santa Catarina. Será uma ótima oportunidade para profissionais, empresários e investidores conhecerem como Santa Catarina chegou a esta posição e permanece em constante desenvolvimento, com técnicas e metodologias nas principais áreas relacionadas à indústria madeireira e florestal.

PROGRAMAÇÃO

HORÁRIO

APRESENTAÇÃO

PALESTRANTE

INSTITUIÇÃO

13 horas

Recepção

13h30 – 14h10

Mercado florestal e linhas de crédito

Olavo Gavioli

BRDE

14h25 – 15h05

Benefícios no Uso da Madeira Plantada na Construção Civil

Humberto Tufolo Netto

Dinâmica Soluções Sustentáveis em Madeira

15h20 – 16h

O cenário da madeira certificada FSC®: tendências de mercado

Aline Tristão Bernardes

FSC Brasil

16 horas

Intervalo, coffee break e networking

16h30 – 17h10

Gestão e Tendências de Mercado de Madeiras em Santa Catarina

José Artemio Totti

Klabin S/A

17h25 – 18h05

Logística de importação e exportação

Roberto Pandolfo

Porto Itapoá

PERFIL DOS PALESTRANTES

OLAVO GAVIOLI

Olavo Gavioli é Engenheiro Agrônomo e representante do BRDE em Santa Catarina. O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, é uma Instituição financeira pública de fomento, controlada pelos três estados do Sul e que conta com autonomia financeira e administrativa. O BRDE está sujeito a acompanhamento e controle do Tribunal de Contas, bem como à fiscalização do Banco Central do Brasil.

HUMBERTO TUFOLO NETTO

Ex-presidente da Associação Brasileira de Preservadores de Madeira (ABPM), foi diretor de relacionamento da Motana Química S.A. Químico Industrial com especialização em preservação e acabamento em madeiras; administrador de empresas; ex-diretor de relacionamento da Montana Química S.A., foi diretor da ABPM- Associação Brasileira de Preservadores de Madeira e membro da comissão de tintas industriais da ABRAFATI e idealizador do Madeira de Verdade - campanha de valorização da madeira como elemento construtivo e original. Membro da comissão “Casa Inteligente - projetos em wood frame” e membro pela SITIVESP do GT Construção Industrializada - DECONCIC/FIESP.

ALINE TRISTÃO

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora, com Mestrado em Ecologia Conservação e Manejo de Vida Silvestre pela Universidade Federal de Minas Gerais, atua há trinta anos como gestora de projetos relacionados à gestão territorial e conservação ambiental, com intensa atividade em ações integradas de sustentabilidade, relacionamentos e engajamento com stakeholders, investimento social estratégico, gestão de conflitos, crises e relacionamentos críticos. Desenvolveu estudos e projetos relacionados à gestão de áreas protegidas e fundos ambientais para financiamento de unidades de conservação e biodiversidade na América Latina para o Banco Mundial, Programa das Nações Unidades para o Desenvolvimento. Atuou por cinco anos como gestora de projetos de Gestão Integrada de Território – GIT junto ao Instituto Bioatlântica – IBIO antes de ser selecionada como Diretora Executiva do FSC Brasil, em 2015.

JOSÉ ARTEMIO TOTTI

Engenheiro florestal, graduado pela Universidade Federal de Santa Maria (RS), em 1979. Pós-Graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, Porto Alegre (RS), em 2004. Atuou na Klabin S.A, entre 1980 a 2003 nas unidades de Guaíba (RS) e Camaçari (BA). No período de 2003 a 2005, foi Diretor Florestal na Bahia Pulp S.A, em Camaçari (BA). Foi Presidente da Associação Gaúcha de Engenheiros Florestais (AGEF), e da Associação Gaúcha de Empresas Florestais (AGEFLOR). Foi membro do Conselho Diretor da Iniciativa Brasileira do FSC (Forest Stewardship Council). Participou da criação da Associação Brasileira de Produtores de Florestas Plantadas (ABRAF) e da Associação Baiana de Produtores de Florestas Plantadas (ABAF), da qual foi Vice-Presidente. Atualmente é Diretor Florestal da Klabin S. A e Vice-Presidente da Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (APRE).

ROBERTO PANDOLFO

Roberto Pandolfo é diretor comercial do Porto Itapoá, um dos terminais mais ágeis e eficientes da América Latina e um dos maiores e mais importantes do país na movimentação de cargas conteinerizadas. Roberto Pandolfo tem formação em ciências econômicas e pós graduação em marketing e comércio internacional, pela Fundação Getúlio Vargas. Há mais de 20 anos atua como gestor de negócios. Iniciou a carreira profissional na Empresa de Aviação Civil Varig, foi gerente geral da RBS – TVCOM. Integrou o time executivo da Kuehne+Nagel Serviços Logísticos, como gestor comercial. Em 2015 assumiu a diretoria comercial do Porto Itapoá.

VÍDEO

APOIADORES

INSCRIÇÃO

As inscrições para o FlorestaSC estão vinculadas ao III Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira - CBCTEM

www.cbctem2017.galoa.com.br

O III CONGRESSO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA MADEIRA, acontece entre os dias 04 e 06 de setembro de 2017, em FLORIANÓPOLIS, Santa Catarina. O evento é realizado pela SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA MADEIRA – SBCTEM. Em sua terceira edição, é organizado pela UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC.

Serão apresentados assuntos de interesse técnicos e científicos e espera-se com o evento, contribuir com a formação dos participantes, por meio da troca de conhecimento com os pesquisadores experientes na área.

O local escolhido foi o CENTRO DE EVENTOS FIESC (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina) que conta com uma estrutura ampla, como auditórios, salas de apoio, restaurante executivo e espaço multiuso. Possui uma área interna nobre e diferenciada para feiras e exposições. A comissão organizadora, juntamente com os membros da SBCTEM, dá as boas-vindas ao público e espera que, os dias do evento sejam valiosos, em relação ao conteúdo cientifico, tecnológico e social.

ATÉ FLORIANÓPOLIS! Bem-vindos a Ilha da Magia!

Profa. Dra. Polliana D`Angelo Rios / Presidente da Comissão Organizadora

III Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira